Terça-feira, Junho 30, 2009
SACOLAS PLÁSTICAS: UM PROBLEMA AMBIENTAL
É preciso que as autoridades moderem o uso deste item. foto: Marco Pozzana
A cultura do saco plástico está profundamente enraizada na sociedade brasileira.
Mesmo sabendo que estes indesejáveis sacos de supermercado, drogarias e praticamente todo o comécio varejista causam enorme impacto no meio ambiente, o brasileiro segue consumindo números inaceitáveis deste utensílio.
A grande maioria das sacolas plásticas disponíveis em supermercados brasileiros são feitas de resina sintética originadas do petróleo, não são biodegradáveis e podem levar centenas de anos para se decompor. Nos mares, além de enfeiar a paisagem, podem matar animais como tartarugas, que são vítimas frequentes pois confundem o material com as medusas, sua presa natural.
Leia mais sobre este assunto no artigo Consumo de sacos plásticos, do portal Mundo Quente.
Segunda-feira, Junho 01, 2009
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Que tal ser um voluntário e ajudar na causa ambiental?. foto: Laura Pozzana
Como deve ser do seu conhecimento, o Dia Mundial do Meio Ambiente, DMMA, foi criado pela Assembléia Geral das ONU e é comemorado anualmente no dia 5 de junho.
O DMMA é um dos principais veículos utilizados pelas Nações Unidas para estimular a conscientização ao redor do mundo e reforçar as atenções políticas sobre o Meio Ambiente. O tema para o WED 2009 é "Seu Planeta Precisa de Você - UNidos para Combater Mudanças Climáticas".
O Portal Voluntários Online está apoiando a campanha no "Dia Mundial do Meio Ambiente". Confira
Quarta-feira, Maio 20, 2009
NA MESA: PRODUTOS ECOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEIS
Alimentos que respeitam o meio ambiente são mais saudáveis. foto: M. Pozzana
A onda do consumo verde é uma tendência mundial não só pela qualidade dos produtos, mas também pela crescente consciência ecológica.
A procura por produtos como vinho orgânico ou biodinâmico, uma bebida ecologicamente correta, é cada vez maior. Nos Estados Unidos, por exemplo, segundo pesquisa daNa verdade o alimento orgânico é mais do que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um trabalho de uso sustentável do solo, respeitando o ambiente e os animais que ali vivem.
Estes artigos são realmente mais caros. Mas só quando o assunto é dinheiro. Para a sua saúde e do planeta,
Terça-feira, Maio 12, 2009
POR UM MEIO AMBIENTE SEM CARROS
Uma "utopia" cada vez mais viável, desde que haja boa vontade política. foto: M. Pozzana
Caso você ainda não saiba, os carros representam o grande vilão da poluição mundial, poluindo até mais do que as indústrias.
Uma comunidade alemã, por exemplo, decidiu ter uma vida sem automóveis. Nas ruas de exceção da rua principal, por onde passa o bonde para o centro de Freiburg.
O recado é claro. As pessos querem deixar de usar o carro e levar uma vida mais saudável, mas é preciso que as autoridades se comprometam em estimular a prática do ciclismo e outros transportes alternativos. No Rio de Janeiro, o mau exemplo veio do prefeito Eduardo Paes que, na contra-mão, presas em postes pela cidade.
Por enquanto, podemos sonhar com um futuro onde automóveis, pedestres e governantes respeitem o ciclista. Que sonho bonito!